Invasão Gaulesa a Cidade de Roma (390 a.c)
No inicio do século IV a.C, várias cidades romanas foram tomadas ou destruidas pelos gauleses, mas no fim do ano de 391 a.C, os gauleses haviam chegado a região do Lácio, onde se localiza a cidade de Roma, capital da então Republica Romana.
As lutas e rebeliões internas da Republica Romana, enfraquecem o país e os senadores romanos minimizam a chance de uma invasão gaulesa a cidade de Roma.
Em julio de 390 a.C os gauleses alcançam a confluência do rio Tibre com o rio Ália, que fica a apenas 16 quilômetros de Roma. Na falta de um líder supremo, os tribunos militares convocam todos os adultos válidos ao exercito para combater os gauleses.
São muitos os homens que se alistam para o exercito, mas a grande maioria não sabem manejar as armas, e com a aproximação dos gauleses, que chegariam a cidade em poucos dias, não havia tempo para preparar e treinar o exercito.
No primeiro confronto com os gauleses a maior parte dos soldados romanos fogem e retornam pra capital ou para cidades vizinhas. Os gauleses ficam pasmos por derrotarem tão facilmente um exercito tão grande. Os generais gauleses mandam cavaleiros para ver se haveria dificuldade em tomar Roma, mas para a surpresa do cavaleiros, dos generais e do exercito gaulês, a cidade estava praticamente sem defesas.
Na manhã do outro dia o exercito gaulês comandado pelo general Breno entrou na cidade de Roma pela porta Colina, onde não encontrou resistência das forças romanas e nem da população, já que as forças romanas estavam todas concentradas na cidadela do Capitólio, no centro de Roma.
Durante dias Roma é saqueada, suas construções incendiadas e sua população devastada. Mas as tropas romanas ainda continuam dentro da cidadela do Capitólio, dias depois as tropas gaulesas sobem a colina onde fica a cidadela e tenta toma-la, mas é rechassado pelas tropas romanas.
Os gauleses sitiam Roma por 7 meses, até que a fome mata soldados de ambos os lados e uma epidemia mata muitos soldados gauleses. Até que dias depois o general Breno negocia com os romanos e ordena que seu exercito saia da região do Lácio.
Semanas depois o general Camilo volta do exilio e convence a população a reconstruir a cidade no mesmo local.