quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Batalha de Maratona (490 a.C)

Batalha de Maratona (490 a.c)



          Após o incendio da cidade persa de Sardes, Dario, o grande, jurou se vingar da cidade grega de Atenas. Em 491 a.C, Dario enviou mensageiros as mais importantes cidades gregas, para que ela se submetem ao Império Persa, mas Atenas, Esparta e Plateia se recusam a dar seus territórios aos persas. Revoltado, Dario ordena ao general Datis uma invasão a Grécia.
          No verão de 491 a.C o general Datis desembarca na costa grega com 150 mil soldados e 15 mil cavaleiros, que vieram da Pérsia em mais de 650 navios. O exercito persa marcha até a região da Ática, e lá toma a cidade de Erétria, depois atravessam o estreito que separa o continente da  região da Ática. Depois de marchar por dias e de atrevessaro estreito da Ática, o exercito persa chega a planície de Maratona, que fica a 40 quilômetros de Atenas.
          Viajantes e fazendeiros avisam aos atenienses que um grande exercito persa se aproxima da cidade, o general grego Milicíades manda preparar as defesas da cidade, que tinha somente 15 mil soldados. Milicíades, percebendo a grande inferioridade numérica entre o seu exercito e o exercito persa, manda mensageiros a cidade de Esparta, mas a cidade não pode enviar soldados, pois estam comemorando o mês de Apolo, então Milicíades envia mensageiros para a cidade de Plateia, onde os atenienses conseguem um reforço de só mil soldados.
            Então o general Milicíades comanda um modesto exercito de 10 mil hoplitas e mil soldados de Plateia até a planicíe de Maratona para parar o avanço do exercito persa. Durante 8 dias ambos os exercitos ficam sem travar uma batalha. Mas o general Datis temendo a chegada do exercito espartano de 25 mil soldados, ordenou o ataque ao exercito ateniense e de Plateia.
            Milicíades aproveita que o general Datis só mandou parte do exercito, ordena que seus soldados fique em linha, um do lado do outro, para fazer frente aos inimigos. O front se extendia por 1.500 metros .
            Os hoplitas gregos com apoio do exercito de Plateia nos flancos forçam o exercito persa a só se defender, após as pesadas baixas do lado persa, as tropas persas fogem em direção ao mar enquanto são perseguidos pelos gregos. As baixas do lado grego foram de 192 mortos enquanto do lado persa são de mais de 6.800 mortos.
             Após o ataque bem sucedido, Milicíades ordena que suas tropas retornem prar dentro dos muros da cidade de Atenas e o general Datis ainda temendo a chegada de 25 mil espartanos, ordena que seu exercito retorne para a Pérsia.

Um comentário:

  1. Um belo artigo.
    Faltou, porém, uma referência ao célebre corredor de Maratona.
    Abraço.

    ResponderExcluir