kadesh
Logo depois de se tornar faraó do Egito em 1279 a.C, Ramsés II (1300 a.C-1213 a.C), decide intervir militarmente na Palestina. Ele quer retomar os territórios que antes pertenciam aos seus antecessores, e que foram tomados pelos hititas.
Em 1275 a.C, Ramsés II, consegue tomar o deserto de Amurru. Na volta a capital Pi-Ramsés, Ramsés II já estava a planejar a sua segunda campanha contra os hititas, a tomada da cidade de Kadesh. Kadesh era uma fortaleza banhada pelo rio Oronte, que ocupa uma posição estratégica de máxima impotância, o ponto de passagem entre a Palestina e a Síria.

O exercito egipcio liderado pelo faraó avança pela costa mediterrânea e depois de dirige para o leste até o rio Tiberíades e pelo curso do rio Jordão, depois se dirigiram para o norte até a planicie de Bekaa, depois de mais de 30 dias de marcha.
Perto de Kadesh, dois beduínos falam ao faraó que as tropas de Muwatalli estão a 200 km ao norte da cidade, entusiasmado, Ramsés II manda sitiar a cidade. Mas Muwatalli esta muito perto da cidade com um exercito de 37 mil soldados e de 3.500 carros de combate.
Na verdade os dois beduínos eram dois espiões hititas, e Ramsés II, tinha caido na armadilha de Muwatalli. Mas Ramsés II não ignora o fato de que os hititas vão tirar proveito do ataque surpresa que a este ponto, já é iminente. O grande desafio de Ramsés II era o de tenetar reunir o seu exercito que estava perigosamente disperso, para isso ele manda mensageiros para os comandantes de todas as divisões, para que de qualquer modo acelerem sua marcha.

Na extrema desorganização do exercito egipcio, as tropas de Muwatalli atacam as divisões causando muitas baixas ao exercito de Ramsés II e poucas do lado hitita,isso arrasou com a moral das tropas egipcias, que já pensavam que a unica salvação era a fuga ou a rendição.

Assim as tropas antes dispersas começaram a se reagrupar e atacar em conjunto, fazendo com que os hititas percam os confrontos.
Depois de dias de batalhas incessantes, o faraó do Egito e o rei do Império Hitita, fazem um acordo para por um fim a batalha, sem condição de recusar, Ramsés II renuncia a posse de Kadesh e do deserto de Amurru pondo fim a Batalha de Kadesh, que resutou a pesadas baixas tanto ao exercito hitita, quanto ao exercito egipcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário