quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Batalha de Kadesh (1274 a.C)

kadesh




       Logo depois de se tornar faraó do Egito em 1279 a.C, Ramsés II (1300 a.C-1213 a.C), decide intervir militarmente na Palestina. Ele quer retomar os territórios que antes pertenciam aos seus antecessores, e que foram tomados pelos hititas.
       Em 1275 a.C, Ramsés II, consegue tomar o deserto de Amurru. Na volta a capital Pi-Ramsés, Ramsés II já estava a planejar a sua segunda campanha contra os hititas, a tomada da cidade de Kadesh. Kadesh era uma fortaleza banhada pelo rio Oronte, que ocupa uma posição estratégica de máxima impotância, o ponto de passagem entre a Palestina e a Síria.
       Ramsés II, sabe que o rei dos hititas Muwatalli não deixaria a cidade cair em mãos egipcias. Por isso Ramsés II reune em Pi-Ramsés um numeroso exercito de 20 mil soldados  divididos em 4 setores (Rá, Amon, Ptá e Set), que ainda consta com um reforço de mais 5 mil soldados do grupo de elite do exercito egipcio, os Naarin e da guarda real.
       O exercito egipcio liderado pelo faraó avança pela costa mediterrânea e depois de dirige para o leste até o rio Tiberíades e pelo curso do rio Jordão, depois se dirigiram para o norte até a planicie de Bekaa, depois de mais de 30 dias de marcha.
       Perto de Kadesh, dois beduínos falam ao faraó que as tropas de Muwatalli estão a 200 km ao norte da cidade, entusiasmado, Ramsés II manda sitiar a cidade. Mas Muwatalli esta muito perto da cidade com um exercito de 37 mil soldados e de 3.500 carros de combate.
       Na verdade os dois beduínos eram dois espiões hititas, e Ramsés II, tinha caido na armadilha de Muwatalli. Mas Ramsés II não ignora o fato de que os hititas vão tirar proveito do ataque surpresa que a este ponto, já é iminente. O grande desafio de Ramsés II era o de tenetar reunir o seu exercito que estava perigosamente disperso, para isso ele manda mensageiros para os comandantes de todas as divisões, para que de qualquer modo acelerem sua marcha.
       Mas a divisão Rá já estava sobre ataque de 1.500 carros hititas, a maior parte dos soldados da divisão Rá estava desarmada ou descançando, esse ataque rápido e bem sucedido ataque dos hititas, desmoralizou o resto do exercito e procupou ainda mais o faraó.
       Na extrema desorganização do exercito egipcio, as tropas de Muwatalli atacam as divisões causando muitas baixas ao exercito de Ramsés II e poucas do lado hitita,isso arrasou com a moral das tropas egipcias, que já pensavam que a unica salvação era a fuga ou a rendição.
       As unicas unidades egipcias que estavam preparadas para a batalha era os Naarin e a guarda real, isso deu uma pequena vantagem a Ramsés II, já que os seus melhores soldados estavam em condição de batalhar. Mas desta vez Ramsés conseguiu surpreender Muwatalli, colocando os Naarin num ataque rapido e devastador a parte da infantaria hitita.
      Assim as tropas antes dispersas começaram a se reagrupar e atacar em conjunto, fazendo com que os hititas percam os confrontos.
      Depois de dias de batalhas incessantes, o faraó do Egito e o rei do Império Hitita, fazem um acordo para por um fim a batalha, sem condição de recusar, Ramsés II renuncia a posse de Kadesh e do deserto de Amurru pondo fim a Batalha de Kadesh, que resutou a pesadas baixas tanto ao exercito hitita, quanto ao exercito egipcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário