terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Batalha de Gaugamela (331 a.C)

A Batalha de Gaugamela (331 a.C)
  No ano 331 a.C, o exercito de Alexandre, o grande, já havia percorrido toda Turquia e Mesopotâmia, chegando até uma localidade chamada Gaugamela.
          O rei persa Dario III, sabendo que os 50 mil soldados do exercito macedônico de Alexandre, estavam em Gaugamela, Dario III  foi comandando o seu exercito de 300 mil soldados até aquela região. As lanças maçedônicas tinham 5 metros de comprimento, e eram chamadas de sarissas, por isso Dario III ordenou que toda infantaria tivesse lanças de 3 metros, para facilitar o combate contra os lanceiros de Alexandre.
          Na manhã de 1º de outubro de 331 a.C Dario III chega a Gaugamela com 360 mil soldados de infantaria, mais de 200 carros-de-combate e alguns elefantes-de-guerra, a principio os soldados macedônicos ficaram assustados com o tamanho do exercito inimigo, mas Alexandre conseguiu organiza-los.
          A Batalha que decidiria o futuro do Império Persa já tinha começado, a grande falange macedônica de 50 mil soldados avançava lentamente com a cavalaria nos lados, e o exercito persa avançava de forma desorganizada e rápida.
         A cavalaria persa foi rapidamente destruida pelas lanças longas dos soldados de Alexandre. A infantaria persa  e o rei Dario III pensava que com um grande numero de soldados o exercito de Alexandre, o grande, seria facilmente destruido, mas não era isso que se via na batalha de Gaugamela.
         Mesmo avançando lentamente, a falange macedônica, destruia qualquer soldado inimigo que chegasse perto de suas lanças de 5 metros de comprimento.
         A batalha  foi terrivel, a maior parte das baixas foram do lado persa, e do lado macedônico eram pouquissimas. Vendo que seu exercito falhou em acabar com Alexandre e o exercito macedõnico, Dario III fugiu, mas depoi foi encontrado morto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário